banner exposicoes

INAUGURAÇÃO | 6 DE SETEMBRO 2018 - 19H

Sala Woolf

instinto

INSTINTO
No caso da primeira colecção, INSTINTO, as peças retratam uma interpretação pessoal de determinados animais, no qual as espécies recriadas assumem uma apresentação e uma técnica visualmente semelhante. Contudo, esta recriação procura essencialmente, servir de alerta para o público e defender os Direitos do Animal.
Enquanto observamos as peças, apercebemo-nos que a técnica de trabalho utilizada, gera uma contradição entre os termos” acabado” e “inacabado”. Esta técnica, representa o tempo, o risco de extinção, e os maus-tratos por parte da mão humana no Planeta; ao mesmo tempo que, origina uma ilusão óptica. Este método obriga o observador a completar a imagem mentalmente, a observar o seu interior e tridimensionalidade, traduzindo a relação entre a peça e o sujeito numa experiência mais intensa e pessoal. 

INSTINTO procura despertar e sensibilizar o seu público em redor, relembrando o impacto que os animais tem em nós e a sua importância no Planeta. As suas aparências majestosas, força e beleza não nos deixam indiferentes, pelo contrário, evocam-nos uma sensação de liberdade espiritual e relembram o nosso poder individual.

 

ABSTRACT

Conjunto de peças abstratas que revelam uma representação de pensamentos, que não se relacionam com a realidade compreendida pela utilização dos nossos sentidos. Esta coleção retrata o movimento quotidiano através de uma complexa compreensão nas formas designadas por comportamentos e sentimentos, tais como, tranquilidade, rotinas e poder.

Crescer no campo pode oferecer-nos as melhores memórias. Seguir os carreiros de formigas e aprender a respeitar as ordens e desordens da Natureza são memórias que marcaram a minha infância. Deixei que toda aquela beleza pura me influenciasse e moldasse sem na altura saber porquê. Agora sei a resposta, não vejo um limite de criatividade quando estou rodeada por ela.

 

SOBRE A ARTISTA

O meu percurso profissional iniciou-se com a entrada para curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Participei com duas colegas no Concurso ARTEMAR ESTORIL 2013, no qual nos foi atribuído o primeiro prémio com a obra Com3paço - obra pública em Cascais.

Após concluir a licenciatura, trabalhei durante 6 meses como assistente técnica no Atelier Arte Porches (Lagoa, Algarve). Durante esse período, desenvolvi os meus conhecimentos e competências técnicas até ao momento em que me senti confiante para iniciar e gerir o meu projeto – Atelier Peculiar (www.atelierpeculiar.art.blog).

Em 2017, concorri com a obra HORSE ao Concurso PRÉMIO DE ESCULTURA E PINTURA ARTUR BUAL, recebendo o 3º Prémio de Escultura. Partindo desse momento, tenho exposto o meu trabalho com a Galeria Paleta, Lisboa; CNAP, Lisboa, Forte de Santo António da Barra, Estoril e Hotel Pestana Cidadela Cascais.

Durante os últimos 2 anos produzi Escultura no meu atelier – Atelier Peculiar (Portimão, Algarve) e, embora durante esse trajeto tenha desenvolvido várias coleções escultóricas, não consegui deixar de prestar uma maior homenagem à Natureza. Hoje mostro algumas peças da coleção Animal Life e Abstract.

Joomla! Hosting from