banner exposicoes

INAUGURAÇÃO | 6 DE DEZEMBRO 2017 - 19H00

Salas Woolf e Rilke

convite FBP ver 2"Uma intrincada e complexa rede de distribuição de água, como um sistema circulatório que alimenta um organismo, habita a cidade, ramificando-se por ruas e edifícios, formando um gigantesco sistema de tubos, que percorrem o espaço, “alimentando” o colossal organismo que é a urbe.

Imaginemos então, por um instante que, por poderes extraordinários, concedidos por Éolo, senhor dos ventos, pulverizávamos com um sopro ciclónico o betão expondo a colossal estrutura de tubos, e cimento remanescente. Dissipado o pó, ergue-se perante nós uma nova e surrealista paisagem de tubos que se entrecruzam num afã circulatório para fazer chegar ao destino final o líquido vital. Curiosos, aproximamo-nos e somos levados a olhar os detalhes. Registamos, involuntariamente, algumas destas imagens que como painéis se organizam na nossa memória.

Cada painel de “3/4 de polegada” é uma secção deste emaranhado universo de canos que se cruzam e entrecruzam, “deslocando-se” em todas as direcções como autoestradas intermináveis. É um grande plano, um detalhe que procuro capturar, como que usando uma câmara, narrando num frame, um pequeno pedaço da história que os ligou a uma casa, uma família, uma pessoa. Cada painel é o simulacro de registo etnográfico, que os tubos anónimos que o integram (painel) realmente possuem, onde vidas se cumpriram num quotidiano banal, ou, talvez, extraordinário. É um registo imaginário, um conto, uma peça de ficção que desvela o real imaginado."

Joomla! Hosting from